NO CAMINHO DA CIÊNCIA


Dia Mundial da Água: ciclo da água, poluição, consciencialização cívica




Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. 


                                      

Desde então, as celebrações pelo mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados com os recursos hídricos.
Segundo a ONU, o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014  é Água e Energia. A escolha ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas.
                                           


A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos.


                                             
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam a desperdiçar água e a poluir os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para as nossas vidas.



                                 

A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar danos à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.

As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água - águas superficiais e subterrâneas - são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não bio-degradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios que tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos.

  

                     


A ONU estimou que 768 milhões de pessoas ainda carecem de água potável, quatro anos depois de se atingir o Objetivo de Desenvolvimento do Milénio, ao reduzir-se para metade a proporção de pessoas sem acesso a água. Em nota divulgada recentemente o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimaram que 1.400 crianças menores de cinco anos morrem diariamente de doenças  associadas à falta de água potável, saneamento e higiene adequada.
Ainda Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das doenças que ocorrem nos países em desenvolvimento são ocasionados pela contaminação da água.

A água realiza um movimento na natureza, o chamado ciclo da água Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Esta água que cai das chuvas vai parar aos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.

O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.

Observa agora de forma interativa o ciclo da água no sítio abaixo:

Nos nossos dias, o desperdício aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades da nossa vida (higiene pessoal, alimentação, rega, limpeza, indústria e agricultura), e nem sequer percebemos a noção da sua importância, temos  a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência.


                               

Paula Neves

Comentários

Mensagens populares