NO CAMINHO DA CIÊNCIA

Obesidade, um problema atual



Durante séculos, gordura foi sinónimo de formosura. No entanto, em pouco tempo, tudo se alterou e a ideia  de que “magreza é beleza” passou a ser dominante nas sociedades atuais. Nessa transição de mentalidade, os obesos deixaram de ser formosos e passaram a ser encarados como pessoas não atrativas, entrando em crises de tristeza, depressão e exclusão social, o que os levou a ficar ainda mais gordos.




Embora haja outros fatores  responsáveis pelo desenvolvimento da obesidade que não são modificáveis, como a idade e a tendência hereditária, pois quando os  pais sofrem de obesidade os filhos correm o risco de sofrerem também, é a dieta moderna, rica em gordura industrializada, com as famosas gorduras hidrogenadas, contidas em alimentos tais como doces, margarinas, biscoitos, batatas fritas e outros, a principal causa da doença.


A falta de exercício físico também é uma das causas responsáveis pelo problema.O sedentarismo faz parte da sociedade moderna atual, onde as pessoas têm tudo ao seu alcance, não necessitando de fazer esforços, que podem contribuir para  queimar calorias, favorecendo o aumento  de gordura corporal.

O excesso de gordura é reconhecido em todo o mundo como uma das principais ameaças à saúde, aumentando o risco de várias doenças crónicas como diabete tipo 2, doenças do coração e hipertensão arterial. A obesidade tem crescido de tal forma  nas últimas duas décadas que tem sido tratada como uma epidemia. Existem estudos que preveem  possíveis consequências  desta epidemia no futuro , não só sobre as doenças crónicas, mas também sobre a idade média de vida da população. Hoje, a obesidade, se não for prevenida e evitada, deve ser tratada, até se necessário com medidas cirúrgicas (operações) para os casos mais graves.

O excesso de peso é hoje um dos maiores problemas de saúde no país. Os elevados índices de obesidade alertam para um importante problema de saúde pública, que obriga a verificação da discriminação, preconceito e proteção em relação às pessoas obesas.

A alimentação saudável é um dos principais fatores responsáveis pela prevenção do cancro. Estima-se que as caudas responsáveis por 30% de todos os cancros estejam ligadas à alimentação e a estilos de vida, nomeadamente peso excessivo, baixo consumo de fruta e hortícolas, falta de exercício físico, tabaco e consumo excessivo de álcool.


Gif

A obesidade é uma doença que tem aumentado ao longo dos anos, e cada vez mais  nas crianças. Em Portugal existem 15% de crianças entre os 6 e 9 anos com obesidade e 35% com excesso de peso. Um grave problema de saúde com consequências graves  ao longo da vida. A nível europeu, investigadores estão interessados em compreender a relação entre o comportamento social e a relação familiar no desenvolvimento da obesidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde  "a obesidade  é considerada como a epidemia global do século XXI. Ainda de acordo com esta organização, se não se tomarem medidas capazes de prevenir e tratar a obesidade, teremos 50% da população mundial obesa em 2025".

Por isso, cuida de ti, faz uma alimentação variada, equilibrada e pratica exercício físico, pois um bom aluno precisa de um corpo e uma mente sãos.

GifGif                                   gif de frutas         

Paula Neves                                             

Comentários

Mensagens populares