Alves Redol: a alma portuguesa

A escrita e o compromisso social




Alves Redol viveu entre 1911-1927. O pai do Neorrealismo português, assim considerado, começou a escrever desde cedo e deixou uma vasta e variada obra: contos, romances, poesia, crónicas e peças dramáticas.

Filho de um comerciante ribatejano, iniciou, cedo, a sua vida no mundo laboral, logo após a conclusão do curso comercial. Teve uma vida difícil. Emigrou, para Angola, aos 16 anos, em busca de melhor vida, mas, sem sucesso, regressou a Portugal.

Seguiram-se várias profissões para sobreviver o que lhe proporcionou um conhecimento real do mundo laboral, das dificuldades sociais e económicas, por isso empenhou-se em desenvolver atividades de esclarecimento, de alfabetização e de formação da classe operária. Mais tarde, filiou-se no partido comunista. Simultaneamente, desenvolveu a sua atividade literária, caraterizando-se por uma escrita de intervenção social, documentando a vida precária das classes menos favorecidas. Era uma voz incómoda ao regime ditatorial de Salazar, por isso foi perseguido e preso para além de algumas das suas obras terem sido censuradas.

Colaborou com vários jornais regionais e nacionais (Mensagem do Ribatejo, O Notícias Ilustrado, O Diabo e O Sol nascente). Destacou-se com o romance Gaibéus, em 1939, considerada a primeira obra neorrealista, seguindo-se Marés, Avieiros Fanga onde foi abordada a vida dos camponeses e pescadores do Ribatejo. Em Uma Fenda na Muralha, retratou o drama dos pescadores da Nazaré, mas atingiu o ponto alto com o romance Barranco dos Cegos , publicado em 1961

Também escreveu para as crianças e jovens, destacando-se as seguintes obras: O Constantino Guardador de Vacas, a série Maria Flor, A vida mágica da Sementinha.

Foi um escritor reconhecido internacionalmente. Em 1945, foi nomeado Secretário Geral da Secção Portuguesa do Pen Club (associação internacional de escritores). Fez parte da delegação portuguesa, no Congresso dos Intelectuais Internacionais para a Paz.

Desfruta, agora, da obra Flor vai ver o mar.


A flor vai ver o mar- alves redol from mjoaodelgado


Fontes de informação:
Alves Redol. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-03-10].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$alves-redol>

Biografia de Alves Redol in Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa. 2005. 


Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares