NO CAMINHO DA CIÊNCIA: A SAÚDE NO MUNDO

Saúde: contrastes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento

O desenvolvimento é um termo relacionado com o bem-estar e qualidade de vida da população.
Para analisarmos o desenvolvimento de um país recorremos a indicadores que caracterizam as vertentes de desenvolvimento. Um dos indicadores mais utilizados é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que agrupa os países em países de desenvolvimento elevado, médio e baixo.




Existem vários contrastes entre os países em desenvolvimento e desenvolvidos, nomeadamente, na saúde, na educação, no rendimento, na habitação, no emprego e segurança social, segurança e nas desigualdades entre o género.


Na atualidade, existe um contraste muito acentuado entre os diferentes países do mundo: uns são muito ricos e outros muito pobres. Nos países desenvolvidos, o elevado rendimento, a industrialização, a quantidade e a qualidade dos serviços de saúde e de educação, permitem que a maioria da população consiga satisfazer as necessidades básicas: a alimentação, o vestuário, a habitação, entre outros. Nos países em desenvolvimento, o baixo rendimento ou a má qualidade dos serviços de saúde e da educação, não permitem satisfazer as necessidades básicas de grande parte da população.


Os países em desenvolvimento não atingem a esperança média de vida dos países desenvolvidos sendo nos países desenvolvidos superior a 70 anos e nos países em desenvolvimento inferior a 60 devido à pobreza, a doenças decorrentes da falta de higiene, ausência de água potável, da falta de uma boa alimentação, moradias sem condições sanitárias e falta de comprometimento do poder público na implantação de medidas necessárias para amenizar os problemas dessa ordem.

Na saúde, a maior diferença entre os países são os avanços na ciência que se verificam nos países desenvolvidos que deram origem às campanhas de vacinação, melhor alimentação e melhor assistência médica que por sua vez contribuíram para um aumento da esperança média de vida .


 Espreita, no PowerPoint, como os contrastes são evidentes entre países ricos e países pobres:

http://www.slideshare.net/dulcemarr/pases-desenvolvidos-e-em-desenvolvimento


Os países em desenvolvimento não só padecem dos casos de cancro associados com a pobreza, mas também dos resultados de hábitos adquiridos após conquistar melhores condições de vida, como um maior consumo de álcool e tabaco, o consumo de alimentos processados e falta de exercícios físicos.
Um estudo publicado recentemente alerta que os casos de cancro aumentarão 50% até 2030, quando serão diagnosticados em todo o mundo quase 22 milhões de casos, em comparação com 14 milhões em 2012, devido a um forte aumento da doença nos países em desenvolvimento.

No vídeo, que poderás visionar no endereço abaixo indicado,  perceberás os contrastes no desenvolvimento ao nível da saúde no mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=W86YkPDH9cU

Portugal, nos países desenvolvidos, está entre aqueles que apresentam menor obesidade e menor consumo de fastfood, segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde, que estuda a obesidade, hábitos de consumo e a liberalização comercial de bens alimentares.. Portugal é um país desenvolvido: a melhoria dos cuidados médicos e da qualidade das condiçóes de vida da população tem contribuido para a redução da taxa de mortalidade.
Para que os objetivos de desenvolvimento do milénio relacionados com a área da saúde sejam alcançados, será preciso fortalecer os sistemas de saúde em todos os níveis – serviços baseados em centros de atendimento, programas formais de saúde pública e parcerias na comunidade.


Consulta ainda os sítios seguintes para aprofundares os teus conhecimentos sobre as temáticas abordadas:




Para que estas diferenças se esbatam é necessário relembrar as sábias palavras de Gandhi: "Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas. Não há para a cobiça humana."

Paula Neves

Comentários

Mensagens populares