NO CAMINHO DA CIÊNCIA


  A luz solar: importância nos ecossistemas e na biodiversidade




A luz produzida pelo sol é chamada de luz solar, pura, branca, porém ela não é pura, ela possui uma mistura complexa de várias luzes com cores diferentes, e aos nossos olhos acaba por se tornar branca. Esse resultado é fruto de um estudo feito com prismas por Isaac Newton.

Isaac Newton
Prisma ótico

A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se.






 A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ( ex: lago, floresta, savana, etc) ao qual pertencem, ou seja lugar onde acontece a vida, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese.

 Portanto, a fotossíntese, seja realizada por vegetais ou por microorganismos, é o único processo de entrada de energia num ecossistema.
A radiação solar chega aos ecossistemas no nosso planeta sob forma de energia, nas modalidades de calor e luz.

A Terra recebe uma quantidade diária de luz muito grande. Porém, por maior que seja a eficiência nos ecossistemas, os mesmos conseguem aproveitar apenas uma pequena parte da energia radiante. Existem estimativas de que cerca de 34% da luz solar seja refletida por nuvens e poeiras; 19% seja absorvida por nuvens, ozono e vapor de água. Do restante, ou seja 47%, que chega à superfície da Terra, boa parte ainda é refletida ou absorvida e transformada em calor, que pode ser responsável pela evaporação da água, no aquecimento do solo. A fotossíntese utiliza apenas uma pequena parcela (1 a 2%) da energia total que alcança a superfície da Terra.




A biosfera é formada por vários ecossistemas. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz, calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida  e da biodiversidade (diversidade da natureza viva no nosso planeta), pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.




A luz solar é um dos fatores que influencia os padrões de biodiversidade. Isso ocorre porque a incidência de luz solar determina a temperatura e a taxa de fotossíntese de determinado local.

Por exemplo, nos locais próximos à linha do Equador - onde a incidência de luz solar é maior - a biodiversidade é mais diversificada (há as florestas tropicais, como a Floresta Amazônica, que apresenta grande variabilidade genética e possui maior capacidade de sustentar um número elevado de espécies animais) enquanto que nos locais próximos dos polos do planeta - onde a incidência de luz é menor - a biodiversidade é também menor (geralmente há a presença de tundras, as quais são um tipo de vegetação de pequeno porte, que não sustenta um número tão elevado de espécies, acarretando uma menor variabilidade genética na região).

Ciclo da vida


Para aprofundares os teus conhecimentos sobre a importância da luz solar, clica no endereço seguinte e participa, de forma divertida e interativa, no recurso disponibilizado.


Paula Neves



Comentários

Mensagens populares