MIA COUTO: ÁFRICA NAS PALAVRAS


Literatura de cores e sabores africanos




Mia Couto é o pseudónimo de António Emílio Leite Couto. É considerado um dos nomes mais destacados da Literatura Moçambicana. Nasceu em Moçambique, na Beira, em 1955. Realizou a sua formação académica na área da Biologia, especializando-se na vertente da Ecologia. Exerceu diversas funções como professor, jornalista e biólogo.

Dedicou-se desde muito jovem à escrita, tendo publicado alguns poemas com catorze anos. Da sua obra literária constam contos, crónicas, romances e poesia. Foi distinguido em 1995 com o Prémio Nacional da Associação dos Escritores Moçambicanos; em 1999, com o Prémio Vergílio Ferreira; em 2001, com o Prémio Mário António; em 2007, com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas; em 2007, com o Prémio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura; em 2011, com o Prémio Eduardo Lourenço e finalmente, em 2013, foi homenageado com o Prémio Camões.


A sua obra espelha as tradições e memórias culturais africanas. Mia Couto defende que a história de África com a sua diversidade própria deve ser contada pelos próprios africanos, distante da visão europeia, projetando todas as memórias, todas as singularidades, mesmo as que se têm querido apagar.


Utiliza uma linguagem rica, muito expressiva, cheia de neologismos, o que caracteriza o seu estilo singular. Os seus textos refletem mundos fantásticos, onde o sonho se intercala com a realidade, conferindo uma dimensão surrealista à sua obra. Para descobrires este escritor, aqui ficam algumas sugestões de leitura:


Mia Couto: África nas palavras on PhotoPeach


Maria Teresa Corte Real

Comentários

Mensagens populares