MANUEL ALEGRE, O POETA

POESIA DE INTERVENÇÃO





Nasceu em 12 de maio de 1936 em Águeda. Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Foi nesta cidade que desenvolveu uma intensa atividade como dirigente académico. Destacou-se como fundador do CITAC (Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra), pertenceu ao Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra e teve uma intervenção assinalável no jornal Briosa, na revista Vértice e na Via Latina.


A sua vida está intrinsecamente ligada à luta política contra a ditadura salazarista. Quando é chamado para o serviço militar e mais tarde mobilizado para Angola, desenvolve uma estratégia ativa contra a guerra colonial, tendo como consequência a sua detenção pela polícia do regime -  a PIDE. É na cadeia em Luanda que contacta com alguns escritores angolanos como Luandino Vieira, António Jacinto e António Cardoso. Ao regressar ao continente, sob forte vigilância, passa à clandestinidade e ao exílio, em Argel. Nesta cidade prossegue a sua luta pela resistência e pela liberdade.
            
Produziu até aos dias de hoje uma vasta obra, onde a poesia figura com um destaque assinalável. Recebeu o Prémio Fernando Pessoa em 1999 e o Prémio Dom Dinis em 2008.

 Os seus poemas constituem um apelo à Liberdade, sendo recorrentemente referenciados pelos que lutaram contra a ditadura. Diversos músicos, designadamente Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Luís Cília, Manuel Freire, António Portugal, José Niza, António Bernardino, Alain Oulman, Amália Rodrigues, Janita Salomé e João Braga musicaram  poemas seus.  




Poderás consultar os seguintes links para escutares algumas das suas produções musicadas ou simplesmente declamadas.

Ouve o profundo tema do poema Trova do vento que passa:
http://www.youtube.com/watch?v=ubz94c4SyJU

Estes são os poemas País de abril e Estou triste, declamados por Mário Viegas:
http://www.youtube.com/watch?v=PrQ6L_YyFXo

http://www.youtube.com/watch?v=uKbH4PI-AWg

Escuta agora o próprio poeta acompanhado ao piano:
http://www.youtube.com/watch?v=6mFKFnKyDEk


Teresa Corte Real

Comentários

Mensagens populares