A PALAVRA É TUA...

CUPIDO


Cupido é o deus grego do AMOR utilizado como símbolo no dia de São Valentim.


Normalmente, é representado por um anjo traquina, com umas asas brancas às costas. Ele traz consigo um arco e, numa bolsa, traz flechas. Com essas flechas tenta acertar nos corações das suas vítimas para que se apaixonem perdidamente.
Cupido é filho de dois deuses (Ares, o deus da guerra, e Afrodite, a deusa do amor e da beleza).
Cupido é conhecido por ser “ o mais belo dos deuses “, e despertar o amor.



A Lenda de Cupido

Conta a lenda que Cupido teve um amor por uma deusa grega chamada Psyché.  Vénus, a mãe de Cupido, era muito vaidosa e, um dia, ao ver uma bela rapariga chamada Psyché, ficou cheia de ciúmes, porque não queria ter nenhuma rival. 

Então foi ter com Cupido e pediu-lhe que fizesse com que Psyché se apaixonasse por um homem feio. Cupido que adorava a mãe, atendeu logo ao seu pedido e foi à procura da jovem para lhe acertar com uma flecha, mas acontece que ao vê-la e ao acertar-lhe acabou por se enamorar.



Cupido foi pedir a Zéfiro (rei dos ventos) que a transportasse pelos ares e a pusesse a viver num magnífico palácio do qual era o dono. No palácio, Psyché ouviu uma voz doce que lhe disse que iria desposá-la e que iriam ser muito felizes, mas que ela nunca o poderia ver,  caso contrário poderia morrer.

Assim aconteceu por uns tempos, todas as noites, ele ia observá-la, de forma invisível, enquanto dormia. Mas numa dessas noites, ao amaram-se, Cupido adormeceu. A curiosidade foi mais forte do que ela e acendeu uma lamparina para ver como seria o seu marido. Foi então que viu um belo jovem de caracóis louros. Entretanto, sem querer, deixou cair uma gota de óleo no corpo e ele acordou assustado. 



Cupido, zangado, desapareceu assim como todo o encanto - o palácio e os jardins. E Psyché apareceu sozinha num deserto.

Como a amava muito, Cupido teve pena dela e resolveu pedir a Júpiter, o rei dos deuses, para que lhe enviasse a sua esposa. Mas este respondeu-lhe que este não podia viver com uma mortal. Então Cupido suplicou-lhe que a fizesse imortal. 

 Passado algum tempo, Júpiter cedeu porque viu que eles se amavam de verdade e porque não podia recusar tal pedido a quem já tinha unido tantos corações. Mandou Mercúrio buscar Psyché e trouxe-a para o reino dos deuses.

 Assim puderam viver o seu grande AMOR com apoio de todos os deuses e deusas, até de Vénus, ficando conhecido imortalmente como o símbolo do Amor.


                                                             Gif de cupido

Fontes da pesquisa:

 Iara de Jesus e Inês Costa  do 6ºA.

Comentários

Mensagens populares