Oficina de Escrita

Equador, história de uma vida



Equador, romance escrito por Miguel Sousa Tavares, leva-nos a viajar até ao passado, até S. Tomé e Príncipe. Retrata-nos um tempo em que D. Carlos de Portugal era vivo e governava sobre todas as colónias portuguesas no mundo.


Esta obra foi bem concebida, pois revela hábitos, costumes e segredos do início do século XX. Miguel Sousa Tavares preocupou-se em pesquisar, em diversas fontes, os diferentes aspetos da vida quotidiana daquela época.

Personagens bem caracterizadas e ambientes bem descritos são elementos que, ao lermos este romance, nos permitem visualizar mentalmente o contexto histórico em que se situa esta narrativa.


O autor procurou evidenciar o requinte habitual das grandes obras de cariz histórico. Podemos encontrar nesta narrativa grandes acontecimentos, tais como o famoso regicídio e o Ultimatum Inglês. Este livro retrata a política, os hábitos e costumes nas antigas colónias portuguesas, centrados, no que a este romance diz respeito, à colónia de S. Tomé e Príncipe, nos finais do século XIX e início do século XX.
 É o casamento perfeito entre a História e a ficção. Para mim, é um grande livro, sem dúvida.


Trabalho realizado por:

Mário Daniel Domingos, nº 13, 9ºA

Comentários

Mensagens populares