Sociedade


25 de novembro

Dia Internacional pela eliminação da violência contra a mulher




A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida, mundialmente, devido ao maior ato de violência cometido contra mulheres: as irmãs dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por encontrar e implementar soluções para problemas sociais de seu país, foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas.

A partir daí, o dia 25 de novembro passou a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram de violência.
A violência contra a mulher é visto como um problema a nível mundial que não distingue cor, classe social ou raça: é um ato injustificável que deve ser denunciado e punido pois revela formas cruéis e perversas de discriminação de género; desrespeita a cidadania, os direitos humanos, violando a dignidade e destruindo sonhos.

Só em Portugal, no decorrer deste ano (2013) já morreram 32 mulheres vítimas de violência. É um número assustador que nos deve fazer refletir e mobilizar para a construção de um país, de um mundo que se fundamente na igualdade e na liberdade.

Publicada a 25 de novembro de 2013.

Comentários

Mensagens populares