ler para ser [obras de Alice Vieira]

Alice Vieira é uma das destacadas escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil. Nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica.
Alice Vieira
Iniciou a sua vida profissional como jornalista, trabalhando nos  jornais Diário de Lisboa, Diário Popular e Diário de Notícias. Atualmente escreve para as revistas Ativa, Audácia, dos Missionários Combonianos,  e no Jornal Senior.

Em 1979, ganhou o primeiro prémio literário “O Prémio Do Ano Internacional da Criança” com a publicação do primeiro romance juvenil –“Rosa, Minha Irmã Rosa”.

Desde então nunca mais parou de escrever livros, não só para crianças e jovens mas, também, para adultos, tendo ganho projeção nacional e internacional. Para além disso, participou em vários programas de televisão como, por exemplo, Rua Sésamo (fazia parte do grupo de escritores “residentes”), Jornalinho, Duende Verde, Hora Viva ...
As suas obras estão traduzidas em várias línguas.
Para conheceres a bibliografia completa clica aqui:  http://alicevieira.net/bibliografia/bibliografia.htm

Rosa minha irmã Rosa, o primeiro romance de Alice Vieira,  conta–nos os conflitos internos de Mariana, uma criança de nove anos que é a protagonista da história. É filha única e vê o seu mundo alterado com o nascimento da irmã, Rosa.  Mariana, a narradora,  vai transmitindo  os seus problemas relacionados com o seu crescimento e sentimentos,  porque se sente relegada para segundo plano no seio familiar.  Todo o conflito se resolve  no final da história, quando a irmã adoece. Por essa altura, toma consciência do afeto que nutre por ela, acabando por aceitar o seu espaço no seio familiar. Pelo meio da narrativa, tomamos contacto com histórias fantásticas relacionadas com vários elementos da família, avós  tias e primas, que têm um papel relevante na sua vida assim como com os seus sonhos e as suas interpretações da vida e do mundo o que torna a narrativa evolvente.

Este foi o primeiro livro duma triologia do qual fazem parte os livros ”  Lote 2 , 2º Frente” e  “Chocolate à Chuva”. Se quiseres saber como evoluiu a vida de Mariana, vai à biblioteca.Estes livros esperam-te para te ajudarem a passar umas horas divertidas.  


Não te vais arrepender!

Comentários

Mensagens populares