Encontro da professora Ester com alunos

Na passada sexta-feira a professora Ester honrou-nos com a sua vinda à EB 2/3. Teve lugar na biblioteca uma aula sob o ensino primário em Febres nos inícios do século XX e a sua estada aqui inseriu-se na homenagem à professora Ester dos Prazeres Barbosa, que leccionou em Febres e que deu nome à rua da escola.


A professora partilhou, com alguns alunos e professores de História, a sua experiência e sobretudo a da sua mãe. Foi com grande entusiasmo que nos falou de algumas peripécias pelas quais a mãe passou para se formar, do rigor que ela colocava na preparação das suas alunas, no voluntariado das pessoas para equiparem uma sala de aula feminina e muitas outras referências à vida social, económica e cultural do início do século XX.


Foi um encanto ouvi-la!

No fim teve a amabilidade de nos presentar com um livro e que alguns alunos pediram, gentilmente, que autografasse.
Para agradecer o convite a professora Ester doou à biblioteca dois volumes do Dicionário da História de Portugal que vêm enriquecer o fundo documental e são uma mais valia para todos os alunos que frequentam o agrupamento. Fica aqui o nosso agradecimento e reconhecimento.



Comentários

Mensagens populares