Livros em trânsito

Novembro

Tudo começou com uma ida ao "cinema" no dia 6. Fez-se uma selecção de alguns filmes, que fazem parte do acervo da BE, para os alunos assistirem durante aquele dia de acordo com as suas preferências. O filme mais requisitado foi o do panda especialista em artes marciais: "Panda do Kungfu"


"Como se escreve uma notícia" - os alunos do 8º ano foram à Biblioteca Municipal descobrir como se escreve uma notícia. O director, António Abrantes, e a jornalista, Rute Melo, do Diário As Beiras, partilharam experiências sobre a notícia, desde a recolha da informação até à estruturação do texto. Os alunos questionaram os convidados sobre o poder dos meios de comunicação e a importância da profissão de jornalista.
Os alunos foram convidados a visitarem as instalações do Diário das Beiras.

"Direitos da Criança" - a BE, em articulação com o professor de EMRC, levou os alunos do 5º e 6º anos descobrir que os seus direitos estão expressos numa carta e que nem sempre são respeitados. Mais tarde puderam exprimi-los num painel dedicado ao tema.







"Feira do livro" - incluiu várias actividades desde a tradicional venda de livros a preços mais apetecíveis, passando por uma visita guiada à biblioteca para as turmas do 4º ano e ainda dois ateliês: "Ouve a história" e "Constrói o teu marcador".



Os objectivos desta actividade visavam:


  • proporcionar o contacto com as novidades editoriais;

  • dar a conhecer o funcionamento da BE;


  • promover o gosto pela leitura;


  • valorizar o trabalho feito pelos alunos;


  • incentivar o desenvolvimento do sentido estético.

O ateliê "Ouve a história" foi promovido por duas alunas da Educação Especial, que leram o texto: O Egas desarrumado e ilustraram-no com imagens. Foi do agrado de todos aqueles que assistiram e para as alunas foi um momento enriquecedor.

O ateliê "Constrói o teu marcador" levou os alunos a criarem o seu próprio marcador com base em materiais pré-seleccionados pelas duas professoras dinamizadoras.

Deu-se continuidade às Palavras Mágicas. As turmas continuam a encantar-se com os textos.




Comentários

Mensagens populares